Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5

Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5
Fonte: Poder Naval, 2009

Diário de um Hilotas Contemporâneo

Análise do trecho de um livro didático de química em que um episódio histórico é brevemente discutido.

 


O episódio em questão é a “síntese da ureia”, que teria sido realizada pelo químico prussiano Friedrich Wöhler no século 19. Para isso, em um primeiro momento, leia o trecho do livro didático. Em seguida, leia a seção “A síntese da ureia no século XIX” (p. 284-288) no capítulo “A síntese da ureia no século XX: uma proposta de abordagem histórica contextualizada para o ensino de química orgânica”, de Ana Carla de Sousa Silva e Breno Arsioli Moura.


Questão:


Após a leitura desses dois materiais, responda à seguinte questão: Você considera que o livro didático traz uma informação adequada do ponto de vista histórico sobre o episódio da síntese da ureia e sua contribuição para a rejeição da teoria vital (vitalismo)? Justifique. A resposta deve ter, no mínimo, 40 palavras.


Resposta:

O contexto apresentado no trecho em análise é simplista em relação a superação das concepções da Teoria do Vitalismo, frisos meus, apresentado com cerne rigor de anedótica, linear, reducionista e com parco contexto histórico a um viés de whiggismo. E, Friedrich Wöhler é enaltecido pela descoberta na "pseudo-história", postura tomada em alguns casos específicos devido a concepção positivista e épica biográfica aplicada em textos de ciências da natureza e das demais áreas afins, por alguns pesquisadores cientistas, no caso analisado o livro didático é muito generalista e carece de contexto histórico.

No texto “A síntese da ureia no século XX, abordou uma história contextualizada para o ensino de química orgânica”, a respeito da vida e do trabalho de Wöhler, este de origem prussiana, estudou medicina e com Berzelius em 1823, referido pensador citado no trecho do livro didático, versou aprendizado em química, tornando-se amigos, assim trabalharam juntos nas produções do conhecimento científico.

Deixe seu comentário.