Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5

Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5
Fonte: Poder Naval, 2009

Diário de um Hilotas Contemporâneo

“Qual foi o papel da divulgação científica para minha formação como estudante e professor?



A divulgação científica em minha práxis docente e acadêmica promoveu o acesso à informação qualificada aos quais possibilitaram a ascensão do pensamento pessoal e crítico, havendo obstante vantagem de instrumentalizar textos científicos para o meu uso e em especial compartilhar com os meus discentes.

Como aluno do processo de ensino e aprendizagem em produção científica, no curso de especialização latu senso em história, ciência, ensino e sociedade, na UFABC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, propiciou a promoção ao conhecimento de novas tecnologias educacionais nas aulas de FPEE - Formação de professores e espaço escolar, orientadas pelo o Professor Dr. José Francisco Bezerra, tais como: a confecção de um podcast, aplicação de conteúdos no padlet, edição de vídeos aulas e etc.; material pedagógico muito bem vindo, concerne a realidade educacional no idos pós pandemia COVID-19, haja vista que inflexionou o sistema educacional brasileiro acostumado com métodos de ensino tradicionais, frisos meus, "em algumas instituições escolares", a exemplo da pública estadual paulista, onde executo minha labuta docente, este aprendizado instrumentalizou-me empoderando-me a uma nova realidade, esta tecnológica, que até então eu era parco de saberes e preso na zona de conforto da didática tradicional, bem como a instrumentalização de apostilas, do livro didático físico, o quadro de lousa branco, canetão, apagador e provas impressas em folhas de sufite A4, as novas orientações acadêmicas científicas moldaram o meu interesse quanto ao método de ensino junto aos meus educandos, em metodologia científica eu percebi que os rumos da ideia central do meu trabalho de TCC estava em vias duplicadas ou tecia uma linha biográfica ou o estudo da educação científica, pois a proposta inicial do projeto era o estudo biográfico do Vice Almirante Álvaro Alberto Mota e Silva e sua participação na construção de uma política nuclear brasileira, todavia a partir da orientação da Professora doutora Gisella Watanabe alinhei a proposta de trabalho e optei por estudar e pesquisar a biografia e a contribuição científica de Álvaro Alberto como cientista, educador e militar brasileiro, haja vista sua tenaz contribuição para a educação do ensino de física, química e ciências nos segmentos civis e militares, concomitante seu pioneirismo nas Fundações das Academias Científicas Brasileiras como a de Ciências e de Química, do CNPQ e da política de desenvolvimento nuclear para fins pacíficos e bélicos no Território Nacional do Brasil entre outrem.

As aulas de currículo e educação foram muito significativas para minha ascensão intelectual e profissional, tal como, para minha prática docente quanto ao lidar com temas transversais contemporâneos, com foco no comportamento humano, identidades e interesses pessoais, a ministração do Prof. Dr. Allan Moreira Xavier abordou questões de gênero propiciou o saber discorrido a pauta da diversidade, apresentando a pedagogia queer, temática tenaz para discussão no ambiente escolar, no nível de ensino médio, material rico para ministrar aulas eletivas, devido as questões de comportamento educacional e psicossocial, em mediação e resoluções de conflitos estudantis, bullying e entre outras práticas cotidianas no processo de ensino e aprendizagem e na construção das relações humanas no espaço escolar.

Eu, como professor de ensino médio oportuno o saber científico e ministro assuntos como: produção e interpretação textual qualitativa, leitura crítica, análises e revisões sistêmicas, ensino de métodos científicos para tecer textos técnicos, dissertativos argumentativos e outras metodologias.  


Deixe seu comentário.