Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5

Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5
Fonte: Poder Naval, 2009

Diário de um Hilotas Contemporâneo

V Alte. Álvaro Alberto da Mota e Silva

História e vida nos rumos da Ciências do Brasil.

Fonte: DNTM - MB. [s.d] 

"Acreditamos que o homem encontre na Caridade, na ciência, na Indústria, motivos sobejos para mitigar a sede de heroísmo e de sofrimento, que irresistivelmente o arrebate como se oculta potência dos destinos assim o acorrentasse, como o Prometheu da lenda".

Vice-Almirante ÁLVARO ALBERTO

MILITAR NAVAL

Na Escola Naval ingressa em 1906, com "louvores estudantis" é o primeiro colocado de sua turma. Militar dedicado aos estudos foi agraciado (1910) com a medalha de honra denominada como "PRÊMIO GREENHALG".
Na EN fez muitas instruções e viagens, nestes períodos fez uma investida como poeta, aos vinte anos de idade, escrevendo o "POEMA PÓLVORAS DE GUERRA", a bordo do Encouraçado Floriano.
Embarca no Encouraçado Minas Gerais (1910) como 2º Tenente e nesta belonave se envolve no conflito insurgente da "REVOLTA DA CHIBATA" sendo ferido no ombro por um marinheiro revolto".

(Pesquisa biográfica em andamento)


Fonte de consulta

Portal da Marinha do Brasil Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da MB

Disponível em:< https://www.marinha.mil.br/dgdntm/node/71>acesso em: 02/07/21, ás 13h00


Audísio Batista Venâncio é professor de história na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - SEE/SP. Licenciado em história pela UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES), especializado Filosofia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) e especializando-se em História da Ciências, Educação e Sociedade – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)

Deixe seu comentário.