Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5

Flotilha de Submersíveis (1914) - F1 F3 E F5
Fonte: Poder Naval, 2009

Diário de um Hilotas Contemporâneo

DEDUÇÃO & INDUÇÃO. (O peru indutivista de Russell.)

Aula de Epistemologia: Filosofia da ciência - O que é ciência (Imagem: You tube, 2015)


Reflexão

"Não se deve prever o futuro a partir de experiências passadas". 



A estória do Peru Indutivista


A critica da indução [Juliana M. H. Ferreira]. (imagem: slide player [s.d])

 Ilustra bem “o problema da indução” do texto do Capítulo IV On Induction do livro Os problemas da filosofia, do matemático e lógico inglês Bertrand Russell (1872-1970). Russell ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1950, ao usa galinhas em seu exemplo, idem aos nossos perus.


Indução e Dedução

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Assim, parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. 

Exemplo: "Quando chove a grama fica olhada". Choveu hoje.


A indução é um raciocínio a qual intenciona discorrer uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. 

Exemplo: “João é brasileiro e gosta de jogar futebol, assim como Roberto, Luís Cláudio, Antônio, Maurício, Vagner, Marta, Mônica e outros gostam de jogar futebol. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.


Fonte de consulta:


FILHO, Juvenal Saviani. Filosofia e filosofias: existência e sentidos. 1. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Ciência hoje - O peru de natal e a ciência.  Disponível em:<O peru de Natal e a ciência - Ciência Hoje (cienciahoje.org.br)> acesso em: 30/01/2021, às 18h25

 

Deixe seu comentário.